quarta-feira, 12 de setembro de 2012
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Marlene Gonçalves - Técnica em Radiologia
Equipamentos Radiológicos na Região Metropolitana de Belém
Os equipamentos radiológicos na região metropolitana de Belém, segundo informações de profissionais que exercem a profissão na rede pública, quase sempre são sucatiados e , infelizmente, na maioria das vezes chegam a passar dias sem funcionamento, pois na região não há profissionais qualificados na área de manutenção dos equipamentos.
Infelizmente, os melhores equipamentos encontram-se nas redes privadas, pois os diretores dos hospitais públicos não estão preocupados com um atendimento de qualidade e sim nos benefícios a si próprios.
O Sindicato dos médicos do Pará (Sindmepa), fez uma pesquisa técnica, onde confirmou que as unidades de saúde do estado, estão em péssimas condições de trabalho e de atendimento para a população, os equipamentos de raio X estão de forma precária, sucateados e sem funcionamento acumulando ácaros e ferrugens, comprometendo à saúde da população. Em 28 de agosto de 2012, foi divulgado no Diário do Pará, onde uma criança de apenas cinco meses teve que esperar mais de duas horas para fazer um Raio X na cabeça, no Hospital do Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. Ela caiu de uma altura de quase três metros, mas não teve atendimento de urgência que o caso necessitava, além dela, aproximadamente 30 pessoas esperavam para fazer o exame. A justificativa para a demora era que a máquina estava quebrada.
quinta-feira, 6 de setembro de 2012
Técnica Em Radiologia-Ayra Elhana Da Silva Araújo
Resumo Informátivo sobre Hidrocefalia
- A Hidrocefalia é um acúmulo excessivo de fluído, ou seja, um líquido no cefalorraquidiano dentro dos ventrículos espaço no Cérebro. Este fluído é formado nos ventrículos, e circula através dos sistema ventrícular e é absorvido para a corrente sanguínea. Possuí diversas funções e, dentre elas,protege o encéfalo e a medula espinhal. A afecção em questão surge quando há um desequilíbrio entre a quantidade produzida desse líquido e a quantidade que é absorvida. Esta doença pode ter causa congênita sendo: Genética ou Recém-Nascidos, ou pode haver casos de Hidrocefalia já adquirída, uma das causas podem ser: Infecções como caxumba, hetpatite, meninges e outras. O tratamento da pessoa que tem Hidrocefalia geralmente é medicamentoso, mas pode também ser cirúrgico, através da drenagem no líquido cefalorraquidiano presente em excesso nos ventrículos, redirecionando-o para outras cavidades do organismo.
- email: ayraaraujo20@hotmail.com
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Técnica em Radiologia- Mayara Costa- Resumo Informativo.
Apesar da Tecnologia nos exames diagnósticos por imagens ter avançado bastante, muitos hospitais principalmente os públicos, ainda utilizam bastante os raios-x, até porque exames de Tomografia, Ressonância Magnética e de Medicina Nuclear, por exemplo, são muito caros ainda, e são muito utilizados em exames específicos. Existem vários profissionais capacitados a opera-los, como Técnicos e Tecnólogos, mais infelizmente, como ocorre em toda profissão, existem aqueles que não se preocupam com os pacientes, e nem como eles próprios, expondo-se e expondo terceiros a radiação sem necessidade. E não só isso, realizam exames também de forma errada. Se você é o acompanhante do paciente, e sua presença é indispensável para realização do exame, exija proteção. Existem protetores feitos de chumbo, como o avental, mais comum. Esse material bloqueia a passagem da radiação. O exame de raio-x não é indicado a gravidas, principalmente ate 12 semanas de gestação, apesar do risco ser muito pequeno a radiação pode afetar a formação do feto. Se o exame for feito em extremidades, como braço e pernas, exija o avental de chumbo. Nunca se mexa durante o exame pois se o paciente se mexer, a imagem fica comprometida, forçando o profissional a realizar uma outra, expondo a pessoas a mais radiação.
Técnica em Radiologia - Marlene Gonçalves - Resumo Informativo
Neste trabalho, objetiva-se demonstrar a grande descoberta da Radiologia X, pelo Físico Wilhelm Konroad, trazendo grandes benefícios para a saúde e ao mesmo tempo grave consequências, pela falta de informação quanto a radiação em tempo excessivo, surgiram dessa forma as pesquisas relacionadas aos efeitos da radiação X à saúde, de parte dos cientistas, a partir de então surgiram as diretrizes de Radioproteção que vêm sendo seguida pela maior parte do mundo, assim como estudos mais detalhados para garantir imagem de qualidade e diagnóstico preciso com menor dose de radiação possível para o paciente, outro fator importante foi a confecção de uma tabela de Técnicos Radiológicos no setor radiologia para cada aparelho de raio X utilizada na pratica clinica, com o objetivo de referência para o técnico uma vez que os procedimentos são realizados sem uma técnica adequada para cada paciente resultando em exposição desnecessária, causando graves consequências ao paciente, o desenvolvimento das tabelas de técnicos foi realizado com objetivo de definir uma tensão adequada para os tipos de exames realizados quanto a corrente (mAs) levando em conta a estrutura do corpo humano a ser radiografado, esta etapa foi realizada e acompanhada de um médico Radiologista para um diagnostico com mais precisão, ou seja, uma qualidade de imagem pelos técnicos em radiologia na realização dos exames.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
aluna:daniele p. da silva resumo imformativo neste trabalho o objetivo e falar o desevovimento do raio x foram desenvolvido em 8 de novenbro de 1895 pelo fisico alemão wilhelm konrad roentgem e semanas apos jornais ja pulblicavam artigos descrevendo os efeitos dos mesterios do raio em pacientes e trabalhadores surgiram dessa forma os primeiras pesquisas relacionadas aos efeitos da radiação x o desenvolvimento das tabelas de tecnica otmização da dose e qualidade da imagem para cada equipamento foi realizado como determinar uma constante para definir a tensão adequada para os tipos de escaner realizados e valor do produto corrente tempo mas em conta da estrutura do corpo humano a radiografada.
Como o Técnico em Radiologia de lidar com complicações ou até mesmo o óbito do paciente.
O técnico em radiologia Médica deve antes de qualquer procedimento ter a preocupação em tranqüilizar o paciente a respeito do procedimento a que irá submeter-se para que o mesmo venha tranqüiliza-se e cooperar com o profissional que irá realizar seu exame.
Fazer a anamnesia do paciente para averiguar se o mesmo fez o procedimento ou procedimentos necessários ao exame a que vai submeter-se, para que para evitar que haja perda de tempo, material e também certo desconforto tanto para o profissional que está executando o exame quanto para o paciente.
Em caso de complicações o técnico deverá proceder da seguinte maneira: procurar identificar o mais rápido possível a causa da complicação, em vendo que não há nem um risco de morte para o paciente e pode proceder com eficácia a resolver a complicação, de acordo com sua capacidade, experiência e treinamento, que o faça. mas caso perceba que a complicação é grave alem de suas capacidades o técnico em radiologia deverá imediatamente pedir auxilio de um profissional médico que esteja o mais próximo do local onde tenha ocorrido a complicação com o paciente,relatando qual procedimento estava sendo realizado.e mesmo que com todos os procedimentos feitos pelo médico para que o paciente venha a ter uma recuperação imediata e com sucesso, o mesmo venha evoluir a óbito,deverá um profissional que esteja ali prestando socorro,comunicar imediatamente a direção do hospital ou clinica onde o fato ocorreu,para que os mesmos tomem todas as providencias necessárias e legais.para que os entes do falecido tenha todas as informações necessária, para que nenhuma duvida fique as sombras de qualquer duvidas.domingo, 2 de setembro de 2012
sábado, 1 de setembro de 2012
Porque os posicionamentos são tão importantes para o profissional em radiologia?
A radiação atravessa o corpo humano e imprime as "sombras" das estruturas anatômicas em uma película radiográfica. Cada imagem ou projeção de uma região anatômica define a posição radiológica para essa região, assim as radiografias podem ser obtidas nas posições: frente, perfil, axial e oblíqua, ou em incidências que normalmente recebem o nome do autor e são amplamente adotadas em radiodiagnóstico.
Observa-se que cada posição radiológica pode ser obtida com o feixe atravessando a região de interesse sob duas trajetórias: a trajetória do feixe determina a incidência radiológica na radiografia de frente as incidência anteroposterior (AP), em que o (RC) raio central incide na parte anterior do paciente e emerge pela parte posterior, a posteroanterior (PA), na direção contrária;
Observe que em ambos os casos a posição será a mesma, a escolha da incidência radiológica adequada dependerá do objetivo do diagnóstico, seguindo os princípios da exposição. Quanto mais próximo o objeto se encontrar do filme menor será sua ampliação e distorção e a imagem produzida nessas condições apresentará a melhor resolução.
A proximidade do objeto em relação ao filme é um aspecto importante da técnica radiológica. No entanto, certos posicionamentos são realizados com o objeto afastado do filme, casos em que há o interesse na ampliação das imagens ou no "desdobramento"de certas estruturas anatômicas.
A referência do posicionamento radiológico é a posição anatômica fundamental. A partir dessa posição estabelecem-se as radiografias segundo as diferentes formas de projeção das imagens.
RENATA MARTINS (014, noite)
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Como cuidar da saúde do técnico em radiologia exposto a radiação?
Os trabalhadores da área de radiologia e diagnóstico por imagem, devem sempre estar preocupados com os mecanismos de proteções radiológicas. Consciência profissional, responsabilidade e bom senso são características que este profissional deve ter em alguns procedimentos que são muitos importantes na proteção contra as radiações:
- Realizar periodicamente exame clínico geral que inclua hemograma completo com contagem de plaquetas;
- Afastar-se de atividades radiológicas, sempre que forem detectadas alterações hematológicas;
- Utilizar dosímetros individuais sempre que expostos às radiações;
Eles devem usar todos os equipamentos de proteção que são: biombos, avental de chumbo, óculos plumbíferos, protetor de tireoide, evitar segurar o paciente na hora do exame, atribuir essa tarefa a um acompanhante, não se expor a radição primária mesmo sob proteção de todos os equipamentos de proteção radiológica, observar e aplicar os fatores básicos de proteção primária como: blindagem, distância e tempo, manter-se o mais distante possível da fonte de radiação.
A correta aplicação das técnicas radiológicas exige dos técnicos, conhecimento de anatomia humana, física radiológica, os princípios de posicionamento e domínio operacional dos equipamentos e acessórios utilizados.
Além desses conhecimentos, os profissionais que atuam nessa área deve possuir informações que lhe permitam utilizar essas técnicas de forma segura e eficiente livrando-os assim das radiações.
REGIANA REBELO MEIRELES(014,noite)
Como o técnico em radiologia deve lidar com complicações, ou até mesmo o óbito do paciente?
O profissional técnico em radiologia não pode de hipótese alguma tomar decisões sozinho, em caso de o paciente ter complicações graves durante sua função de aplicação radiológica. Ele tem como objetivo chamar o médico plantonista para socorrer o mesmo e, se caso este paciente vier a óbito, ele tem que ajudar os outros profissionais.
Existem requisitos que são importantes para o técnico em radiologia se tornar um bom profissional: o fundamental, à todos da área clínica e a paciência e a empatia. O bom profissional da saúde, de maneira geral, deve ser sensível aos problemas dos pacientes.
Tendo como base a ética profissional, pois vai exigir cuidados e uma postura respeitosa nessas situações além de saber lidar com a morte de um paciente mantendo-se calmo e ágil, porque nessas horas todos os presentes necessitam de ajuda e o profissional tem que ter habilidades de amparo para com os familiares presentes.
Sabendo-se que estes encontram-se inconformados pela perda, sensíveis, é importante dar apoio, sem interferir no sentimento de dor. Para isso existe colegas preparados para tal situação. Muitas vezes inevitávelmente, analisando o modo de cuidados da existência humana, é preciso entender o que mais pretendem prolonga-la no mundo, evitando seu término, salvá-lo da morte, pois o pressentimento da morte que põe cuidado, também dá a possibilidade de trancendê-la, transformando naturalmente toda essa tragetória inevitável no seu setor de radiologia.
ANA LUISA S.GUSMÃO (014, noite)
Que cuidados são necessários com paciente durante o exame de raio-x? O que pode acontecer de errado?
Os técnicos em radiologia tem que primeiramente realizar uma anaminese no paciente para poder realizar o exame, falar calmamente, manda-lhe tirar todos os objetos metálicos, roupas e outros.
Antes do exame, o profissional tem que observar qual é o tipo de exame, que o médico está solicitando para que não haja erro, principalmente se o paciente estiver no leito ou UTI, porque aumenta os cuidados na maneira de como posicionar o paciente. Para isso é preciso contar com a ajuda de um profissional.
Também não deve-se esquecer que a identificação é muito importante para o laudo correto. Caso haja algum erro nessa identificação, pode ocasionar sérios problemas para o paciente e também para o profissional que realizou a radiografia.
Sendo assim, os técnicos em radiologia devem estar bem capacitados e treinados para poderem realizar o exame completo e seguro, evitando erros e constrangimentos para com seus pacientes, deixando-os seguros de que estão nas mãos de um bom profissional da saúde.
SIMONE RAMOS (014, noite)
Assinar:
Postagens (Atom)